O Dragão de Wawel

O dragão despertou um dia numa caverna debaixo do Castelo de Wawel, na Polônia, depois de ter dormido durante muitos séculos.
Os moradores do Castelo e os habitantes da cidade ficaram muito preocupados., com o Dragão e com a fome que ele tinha, depois de passar séculos sem comer. Era tanta, a fome, que ele não pensava em mais nada, a não ser encher a barriga.
Um dia ele saiu da caverna, chegou à praça e pediu comida.

San Vito 2 San Vito al Tagliamento Barcis Cidades históricas de Goiás Outono em Porto Alegre Encontro em Beijing

A Menina e a Baleia Azul

Sergio Capparelli

Numa pequena aldeia da Ilha de Savu, perto da Austrália e do Timor, vivia Hama Lo e sua mulher. Tinham um filho, Ama Koli Homa, e viviam muito felizes. Alguns anos depois, a mulher de Hama Lo disse ao seu marido: estou grávida novamente. O marido ficou contente, achando que nasceria outro filho para ser companheiro de Ama Koli Homa. Acontece que Hama Lo tinha de fazer uma longa viagem e não podia esperar o nascimento do segundo filho. Chamou sua mulher e disse, muito preocupado, tenho de viajar. Pode ser que não esteja aqui quando nosso filho nascer. Se for homem, tudo bem, é o que mais desejo. Agora, filha, não quero. Se nascer mulher, mata depressa, sem pensar duas vezes.

Resposta

Às vezes, no meio de um trabalho, fico absorvido, com medo de perder o foco e assim sigo adiante, como um touro investindo contra algumas sombras. Isso é bom porque o texto vai para frente, mas tem também suas debilidades. Carece, nas releituras, um distanciamento saudável, fazendo com que a mosca dentro do globo de luz se invente novos caminhos para sair do vidro e examinar o de dentro do lado de fora.

Jornada

Já conhecia os fogos de Santelmo, pois andando de ônibus avistava essas pequenas descargas elétricas no campo, em ocasiões de chuvas e trovoadas. Antigamente eram pequenos incêndios espalhados pelo campo aberto. Alguém dizia: é o Fogo de Santelmo. Mas desta vez, em vez de pequeno fogo havia um grande incêndio. E quanto mais aproximava do lugar em que ocorriam as Jornadas literárias, maior era o incêndio, com labaredas projetando-se no céu.

Ler&Cia

A emoção dos primeiros livros. As dificuldades. O contexto da leitura e da literatura infantil no Brasil: um mercado de bens culturais para crianças com a modernização do país, especialmente nos anos 1970 e 1980. Os professores e a escola como mediadores da transformação da recepção da literatura. As influências em duas direções. Alguns livros atuais. Entrevista concedida a revista Ler&Cia, de Curitiba..

O W (dábliu)

                   

Vinham vindo o V e o V:
Corro mais do que Você.
Os dois saíram a correr
Bem Velozes, os dois Vs,
Vêem dobrados, duplos Vs,
Viram W, vão vencer.

Sérgio Capparelli, Ilustração: clipart

Il puledro da Sorgnano

 

 

Hoje, de novo o pequeno retângulo
na estrada que te leva à montanha,
mas que pode te levar também ao oceano.
O mesmo potrinho, o mesmo retângulo.
Além de um sol claro que clareia os Alpes,
azulados, e do outro lado, o Oceano.
O potro tem freios. Seu proprietário,
que possui também o retângulo verde,