Contos

Arte da Guerra - Décimo-primeiro capítulo

ZunZun Ci, um dos maiores estrategistas que o mundo conheceu, recria aqui sua Arte da Guerra, especialmente para jovens às portas da universidade, na guerra do vestibular. Daí a necessidade de cada um se preparar para o combate. O notável estrategista chinês fala: “não seja um sósia de si mesmo. Como sósia de si mesmo você pode quebrar a cara. A sua e a do sósia.”Para os jovens, diz: "Se marcar bobeira, vai se ferrar, meu galo!", e "você também vai se ferrar, minha águia!" Este é o décimo-primeiro dos 13 capítulos de A Arte da Guerra.

 

 

 

11. das nove mudanças

ZunZun Ci 11. 1.

 

ZunZun Ci diz : não seja um sósia de si mesmo. Como sósia de si mesmo você pode quebrar a cara. A sua e a do sósia.

Tendo certeza de que você é você mesmo – e para isso não vale carteira de identidade ou certidão de nascimento.

1 Zhuang Zi cochilou debaixo de uma árvore e sonhou que havia se transformado em borboleta. Bateu asas, certo de que era borboleta. Esvoaçou aqui e ali, e era tal seu regozijo que se esqueceu de que era Zhuang Zi. E se perguntou: sou eu sonhando que sou uma borboleta, ou é a borboleta sonhando que é Zhuang Zi? Talvez Zhang Zi fosse borboleta. Talvez fosse Zhang Zi. É o resultado da transformação das coisas, mas às vezes com resultados inesperados.

Pouco depois, apresentou-se no vestibular como borboleta, mas teve proibido seu ingresso. Não havia vestibular de insetos. Zhang Zi passou o resto de seu tempo de lepiterdoptero – curto, muito curto – batendo-se contra a vidraça da sala onde se desenrolavam os exames.

Cappa, Giles VIII.1.

ZunZun Ci 11. 2.

I. Evite lugares pantanosos ou isolados, seja você uma borboleta ou um ser humano. Você poderá perder a prova por falta de meios de transportes. Se estiver em lugares pantanosos ou isolados, saia do lugar o mais depressa possível. Evite igualmente lugares onde possam ocorrer inundações, montanhas escarpadas, lugares desertos ou áridos, sítios cheios de arroios e rios. Tome medidas para sair com segurança e em boa ordem.

II Isso não quer dizer que deva erguer acampamento em lugares muito distantes de fontes, de arroios ou de poços, onde possa achar facilmente víveres, como supermercados.

III. Se você ocupar um lugar perigoso ao extremo, desocupe-o o quanto antes. Chamo “lugar perigoso” aquele de poucos recursos, como debaixo de uma ponte, na intempérie, ou onde pode facilmente pegar dengue ou febre amarela. Falhar no vestibular pode lhe parecer bem mais doce do que morrer entubado em um hospital do INAMPS.

 

Cappa, Giles VIII.2.

ZunZun Ci 11. 3.

 

Há caminhos que devem ser evitados, provas que não podem ser feitas, ordens que não devem ser obedecidas.  

1. "A caminho da prova, evite passar por lugares perigosos. O candidato a mandarim Hai Long, da dinastia Han, foi se apresentar para os exames imperiais em Chang´an e decidiu: “Esse caminho é tranqüilo demais”. E preferiu outro cheio de bandidos. Teve a cabeça cortada.

2. “A caminho dos exames imperiais, Li Ch`uan, descobre uma competição de esgrima, na especialidade sabre curto. Ele abandona seu objetivo e se oferece para participar da competição. Essa é, evidentemente, uma prova a ser evitada, pois objetivo inicial não era ser um bom esgrimista, mas mandarim”. De que adianta perder o vestibular porque, no caminho, você descobriu um campeonato de surf e você nem surfista é?

2. Talvez uma afirmação mais correta seria: "às vezes, um exército não deve ser atacado." Ch`en Hao pergunta: “O que esse ZunZun Ci quer dizer com isso? Muito simples. E dá um exemplo: "Você vai participar de uma prova e, no caminho, encontra um desfile do exército, com milhares de soldados." Você arregaça as mangas e sai dando sopapos a torto e a direito. Certo? Errado! Esse é um exército que não deve ser atacado”.

4. Afirmação difícil para um chinês, dada sua reverência pela autoridade. O que leva  Wei Liao Tzu (citado por Tu Mu) a exclamar: "As armas são um fardo pesado, a luta é antagônica à virtude, o comandante militar é a negação da ordem civil, e a carreira dos filhos, o sonho de muitos pais!” Muitas vezes o filho não deve se subordinar às ordens dos seus genitores.  Por exemplo, se você quer seguir a carreira de engenheiro hidráulico e sua mãe prefere que você estude para primeira bailarina do municipal, tente convencê-la do sonho impossível. Se ela não aceitar sua ponderações, desobedeça, porque, muitos anos depois, ao aparecer em um teatro saracoteando na ponta do dedão, achando que é cisne numa torrente de verão, ficará frustrado. Em resumo: não é sendo astronauta que você eleva o nível de suas idéias. Nem como comissária de bordo que você voa nas asas da imaginação.

Cappa, Giles VIII.3.

 ZunZun Ci 11. 4

 

Uma pessoa engenhosa sabe como evitar uma situação desvantajosa que se aproxima.1

1. Du Mu “Tem gente que não se prepara, assegura que não vai passar e ainda por cima torce pelo seu próprio fracasso. Evite situações desse tipo.”

 

 

ZunZun Ci 11. 5

 

O vestibulando que conhece bem uma grande variedade de ações táticas leva vantagem e sabe que resposta dar em qualquer ocasião.

O vestibulando que desconhece o amplo leque de ações táticas, terá dificuldades de se sair bem. 1

Assim, o estudante que não conhece a Arte da Guerra do Vestibular, adaptando seus planos de estudo ao terreno do combate, mesmo tendo familiaridade com as Três Vantagens, não saberá fazer bom uso delas.2

1. Chia Lin diz que isso implica diversas ações vantajosas, principalmente: “ao aprender o que não sabe, siga o caminho mais curto;  para conhecer o que não sabe, crie um plano de estudo de acordo com suas necessidades e possibilidades; não deixe as dúvidas em branco, derrube-as, pedindo esclarecimentos a quem quer que seja; estude todas as disciplinas, utilizando uma grade de critérios: mais tempo as que sabe menos; menos tempo ao que sabe mais. Leia todos os livros obrigatórios durante o ano, porque no meio da batalha é proibido pedir tempo, para consultar o que não leu. Tenha suas armas em dia, por exemplo, exercitando-se em redações, que têm um peso significativo no combate.

 

Cappa, Giles VIII.4,5,6.

 

ZunZun Ci 11. 6.

 

Por isso os planos de estudo para a prova do sábio vestibulando, suas considerações sobre vantagens ou desvantagens do terreno (opções profissionais, tipo de universidade escolhida) vão aparecer misturadas.

Se suas expectativas quanto às vantagens forem moderadas, conseguirá realizar a parte essencial do que esquema preparado.2

Por outro lado, se no meio de dificuldades estiver pronto para agarrar uma vantagem imprevista, a má fase pode terminar.3

1. "O que é uma posição vantajosa e uma desvantajosa?” indaga Ts`ao Kung, "O exame dos opostos deve sempre estar presente no seu espírito."

2. Tu Mu diz: "Se quisermos tirar vantagem de nosso plano de estudo, devemos levar em consideração que não estamos paralisados pela primeira opção. Podemos entrar em segunda opção, apesar de lutarmos pela primeira. As dificuldades de certas opções devem estar presentes em nossos cálculos."

3. Tu Mu diz: "Se estou numa posição perigosa – por exemplo, quero fazer Engenharia, detesto matemática, tenho horror de números – preciso considerar a possibilidade de me sair mal na prova e ficar frustrado." Se essas duas considerações forem propriamente levadas em conta, posso marcar outra opção, já que gosto de ler, gostaria de ser professor e adoro Lingüística. Nesse momento posso me perguntar: mas por que mesmo pensei seguir engenharia? E posso concluir que quis seguir engenharia porque tenho admiração por um tio meu, que é engenheiro, ou porque vovó falou que é a melhor profissão. Em resumo, se você for ateu, não queira ser padre, a pretexto de que gosta de dar bons conselhos.

Giles VIII.7,8,9.

ZunZun Ci 11. 7.

 

Transforme seu pontos fracos em fortes. Tenha isso sempre em mente. Não comece a construir uma casa pelo telhado: as bases são necessárias à compreensão do que ainda não sabe. 

1. Chia Lin diz que não vale a pena realizar cálculos estruturais se ignora até mesmo o que seja bissetriz.

Cappa, Giles VIII.10.

ZunZun Ci 11. 8.

 

A arte do vestibular nos ensina que não se por fiar muito na sorte, achando que isso não vai cair porque não caiu no ano passado.  

.

ZunZun Ci 11. 9.

 

 

Há sete falhas a serem evitadas na hora do combate, sob pena de se ferrar l:

1) Combata com calma e determinação;1

2) Apressado, produzirá interpretações equivocadas;  

3) De início, não gaste muito tempo com o inimigo que te derruba de primeira. Limpe o terreno em volta dele [responda as perguntas mais fáceis] para garantir estes pontos, caindo com fúria e determinação sobre aquelas deixadas por último.

4. controle o nervosismo, que pode ser provocar medo e levar ao pânico;3

4) Evite excesso de confiança, para não enfraquecer a guarda;4

5) Não seja preguiçoso. Se houver tempo, examine o campo, revisando quão bem você lutou, evitando erros de ortografia e de conteúdo. 5

6. Perguntas não merecem misericórdia: responda-as de maneira completa e de acordo com o que se pede.

7. Não enrole na resposta, corte-lhe a cabeça o quanto antes.

 

Cappa, Giles VIII.12.

ZunZun Ci 11. 10.

 

São sete os pecados, que podem levá-lo à ruína na guerra do vestibular.

Se você está preparado e assim mesmo se ferra, a explicação pode ser encontrada seguramente em alguns desses cinco pontos. Que tudo isso sirva para meditar!

Cappa, Giles VIII.13,14.